quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

UMBERTO ECO

Ninguém deu pelota para o Umberto Eco.
Por que? Porque ele falou a verdade, ou porque ele mentiu?
Ele disse: “Porque é verdade.”
Se ele estivesse mentindo, toda a mentira que ele recomenda seria uma verdade. Então, onde está a verdade?
Uma boa mentira vale mais do que meia verdade?
Existem mentiras grandes e mentiras pequenas?
Como você mediria uma mentira? Pela extensão da frase que a contém?
Ou pela gravidade do dano – ou benefício – que causou?
Por que ninguém fala? Medo de dizer a verdade?
Abraços. Até a próxima mentira.

Luigi (que saudades do Severino!)

2 comentários:

  1. Luigi,
    sempre tive muito medo da mentira! Já ouvi dizer que é preciso muitas mentiras para poder sustentar uma. Complicado você não acha? A mentira pode causar tanta dor quanto o que se está tentando evitar quando não se diz a verdade! Sofro tanto por mentir para os outros quanto por me enganar e mentir para mim. Saudações ao pé-de-moleque e ao predileto Severino Mandacarú Miranda

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Luigi,
    Que bom rever sua gentileza ! Estava com saudades.

    Hummm, assunto polêmico esse do Humberto.

    Confesso que eu gosto daquela mentira que causa alegria, espanto, encantamento.

    Falar a verdade, as vezes, pode ser muito cruel enquanto que contar uma mentira pode proporcionar muito prazer. Algumas vezes, até que prefiro ouvir umas mentiras do que umas verdades

    A Verdade me parece refratária, já a Mentira bem mais tolerante...

    No entanto as maioria das pessoas tem uma implicância com a palavra mentira e dão tanto valor para a palavra verdade...

    Chamar um indivìduo de - Mentiroso ! é um insulto. Mas chamá-lo de - Verdadeiro ! é um elogio.

    Sei lá, acho que gosto mesmo é da nobreza do sentimento por trás das palavras.

    ResponderExcluir