quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Lindo desenho ! Quem foi que escaneou ?



13 de Fevereiro - pg. 6



                                             15 de Fevereiro - pg. 7
                                                                                                           
                                                                          10 de Fevereiro - pg. 7

05 de Fevereiro - pg.4

Lindos desenhos! No "O Globo" todo o mundo desenha. Artigos, colunas e crônicas estão sendo fartamente ilustrados com desenhos que não sei bem como classificar: psicodélicos, futuristas, naif ? Não, naif é que não são. São uma curiosa combinação de riscos e rabiscos, manchas e borrões, enxertados com figurinhas geométricas pre-fabricadas do tipo triâgulos, quadrados, círculos, elipses, espirais, além de letras, algarismos, reticências e ... pontos de exclamação !
Uma figura. Pouco entendo de desenho e artes plásticas e, menos ainda,  de computação. Mas é facil concluir que esses desenhos são feitos com o "Paint", esse inteligente programinha de computador criado para ensinar as crianças a desenhar sem precisarem usar sua própria inteligência.

Vocês já viram os desenhos do Millor Fernandes? São de uma simplicidade encantadora. São expressivos e esteticamente primorosos. São inteligentes. Não sei se alguma vez o Millor chegou a usar o Paint em seus desenhos. Mas, se o fez, certamente sabia usá-lo.
Contemplem, colegas, contemplem.

Posted by Picasa

Um comentário:

  1. Companheiro, nessas horas que vejo o quanto o meu poder de abstração é concreto. Especialmente tratando-se de imagens. Trocando em miúdos: são realmente belos desenhos, mas para mim é difícil decifrá-los para além do óbvio. Tavez por isso nunca tenha conseguido desenhar mais do que árvore+casa+sol+nuvem+flor, todos do mesmo tamaho, caro... Ah, e com sorte me lembro de colocar o chão, depois que me dsseram que sem ele eu não seria aprovada em nenhum teste psicológco ou coisa que o valha. Enfim, me entendo melhor com palavras. O que não me impede de reconhecer que são belos e psicodélcos desenhos.
    Aproveitando, acabei de ler um livro que recomendo a todos, escrito por um jovem nigeriano de nome impronunciável, chamado "Feras de Lugar Nenhum". Maravilhoso. Se tiverem interesse eu empresto, mas é do tipo que vale a pena ler e reler.
    beijos saudosos
    Monica

    ResponderExcluir