quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sempre detestei crianças mimadas. Agora não detesto mais!


Dia desses fui lanchar num café que eu adoro. O Lugar é pequeno no máximo dez mesinhas mínimas de dois lugares. O cardápio não tem grandes pretensões, mas é por isso mesmo que me atrai. Tudo é feito lá mesmo e na hora. As garçonetes estão sempre impecáveis com um sorriso de quem gosta do que faz e é bem tratado pelos patrões.


Tímida entrei e sentei perto da porta, assim não correria o risco de esbarrar em nada, ser notada e ficar vermelha. Antes mesmo de fazer o pedido, me pediram para trocar de lugar e foi aí que eu sentei ao lado dela: Um tipinho mignon que não devia ter mais do que cinco primaveras. Usava um vestido roxo com capuz e estava sentada de fronte a sua vovozinha. Vovozinha que não tinha nem cabelos brancos, nem era gorducha e nem arrastava os pés. Avó para lobo-mau nenhum botar defeito.


Fiz logo meu pedido: Sanduíche de presunto parma, queijo brie e lascas finíssimas de maçã-verde na baguete. Minha vizinha de mesa, não sabia o que queria. A vovozinha, com uma paciência de avó oferecia de tudo e nada da menina se decidir. Tive que afastar a minha mesa umas duas vezes para Julinha (descobri o nome do tipo mignon de capuz roxo) ir ao balcão e ver o que a apetecia.


Finalmente a vovó fez o pedido e Julinha com medo de ficar sem nada, também pediu. Na verdade as duas pediram a mesma coisa: A vovó quis doce e ela salgada: uma cheesecake e um quiche.

O pedido da avó, já estava pronto e chegou antes. A menina Júlia não gostou nada e ficou indignada de ter um morango em cima da torta. Reclamou, bateu pé, fez birra e até chorou.


A avó, nem se abalou. Disse mais de cem vezes que aquele não era o pedido dela, que o dela não tinha morango e viria depois.


Julinha, menina, birrenta e mimada, de vestido roxo com capuz, tipinho mignon, inquieta que estava, começou a reclamar de frio. Na verdade algo a incomodava além do friozinho gostoso do ar condicionado.A guria só parou de reclamar, fazer birra, dar ordens à avó, que tinha paciência de Jó, quando sua torta de queijo chegou e sem morangos!


Ah! tá bom, vou confessar ela reclamou, mas, só mais duas vezes: a massa da quiche estava dura (parecia mesmo) e ela estava com sede, mas que a água viesse sem bolinhas. Advertiu.


Fiquei pensando porque a menina reclamava tanto e parecia tão séria e insatisfeita?


Acho que ela provocava a paciência da avó em busca de limites. Alguém naquela família teria que ter coragem de dizer-lhe um não redondo. Julinha estava cercada de covardes que ao menor beicinho morriam de medo e cediam. A menina ficava muito insegura. Quem conseguiria protegê-la, se não a protegiam nem dela mesma?

De repente, compreendi os colegas de infância mimados que tanto detestava. Coitados eram mimados e não tinham quem os protegesse, eram inseguros.


Termino como comecei: Sempre detestei crianças mimadas. Não detesto mais.


MIRANDA

6 comentários:

  1. Paçoca, perdoa-me o atrevimento:
    Um texto ingênuo. Monotonamente descritivo de uma cena do quotidiano,
    repetitivo nos detalhes, rico nas descrições e... enfadonho. A letra miúda escolhida mostra a timidez com que você o escreveu, como que pedindo desculpas. Você já produziu coisas bem melhores. Creio que este foi um esforço seu para tirar o nosso blog da aridez em que se encontra. Parabéns.
    O seu perdão a este meu despautério não me é suficiente. Invoco também o perdão dos demais colegas e do meu anjo da guarda.
    Seu dedicado admirador,
    Severino

    ResponderExcluir
  2. Paçoca,
    Ao contrário do Mestre, eu não achei enfadonho, fiquei doida para saber o que aconteceria para justificar o título e gostei muito da conclusão.
    Apenas faço uma ressalva, você o escreveu como se estivesse contando um caso oralmente, e sei que é capaz de transformar em literatura, por isso faço a crítica.

    beijos literários,

    ResponderExcluir
  3. Obrigada aos dois pelas observações. Querida Cláudia sempre com olhar generoso e Querido Severino um tanto paternal me dando uma espécie de bronca. Ainda bem que me ensinou a não me ofender pela palavra.Bjs envergonhados!

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos alguém se manifestou!
    Severino

    ResponderExcluir
  5. Pois é...
    Como não tenho dado muito as caras com textos meus, me senti constrangida em criticar o trabalho da colega Paçoca. Mas acho que o texto ficou no meio do caminho entre uma crônica leve, com um tom de relato oral, eum texto mais crítico. Talvez a colega Paçoca possa elaborar um pouco mais seu texto, mas quem sou eu para dar sugestões se atualmente o que menos faço é escrever...
    Aliás, é o que vou fazer agora, escrever uma crônica, antes de me atrever a passar uma montanha de roupa, aspirar a casa, lavar os banheiros, etc.
    beijos saudosos
    do seu
    Noronha
    PS: meus gatos vão me levar à falência, mas estão cada vez mais lindinhos!

    ResponderExcluir
  6. Meus queridos colegas,
    não se sintam constrangidos em criticar-me. Na verdade claro que eu gostaria de ter escrito um texto brilhante, cheio de elogios. Mas gosto de olhar as coisas pelo lado construtivo, e me consolo em saber que estamos amadurecendo nas críticas a medida que nos conhecemos melhor e confiamos na intenção de ajudar. Beijos da Paçoca que anda apavorada com a Oficina que esta fazendo.

    ResponderExcluir