terça-feira, 9 de março de 2010

Seu sítio, meu descanso




Caríssimo Bela
Lamento não ter me despedido pessoalmente, mas tudo aconteceu tão de uma hora para outra que mal tive tempo de arrumar minhas malas. Saio hoje em viagem para um longo descanso: finalmente encontrei o lugar que precisava. Chama-se Pousada Meu Sítio Meu Paraíso, de propriedade de um senhor muito distinto chamado Luigi Spreafico. Não sei se o sobrenome é esse mesmo, parece que ele é italiano ou algo assim, mas não importa. Encontrei o anúncio da pousada na internet, liguei e conversamos longamente. Sabe que ele quase me convenceu a investir as minhas economias comprando um sitiozinho? Foi o que ele fez quando se aposentou e nunca se arrependeu. Por sorte ontem era dia de trazer novos hóspedes e ele me aceitou sem ressalvas, apesar da prioridade na atual temporada ser para famílias com muitos filhos. Como vê, certas coisas me perseguem. Mal posso esperar para conhecer o Paraíso!

Vocês tinham toda a razão, meu velho. Depois do vexame no baile da Terceira Idade e do fracasso da Portela na avenida eu andava mesmo insuportável. Mas convenhamos, ninguém agüenta aturar tanta gozação ao mesmo tempo! O Joca mais o Arnaldo passaram dos limites com os seus comentários insistentes sobre o fora que levei da Deusa naquele maldito baile. Que culpa tenho eu se uma dama não sabe mais aceitar a cortesia de um cavalheiro? Se me ofereci para levá-la em casa depois da briga com o namorado grosseirão foi porque nenhuma mulher merece ser tratada daquela maneira. Precisava jogar as flores na minha cara e me chamar de velho sem vergonha? O que ela pensou, que eu fosse agarrá-la a força no meio do caminho? Ora convenhamos, ela não conhece o Valdomiro. Se tem uma coisa que aprendi em casa foi a ser cavalheiro. Agora, sobre a Portela, deixa para lá, não vou perder o meu tempo falando o que todo o mundo já sabe... Ficção científica na avenida?

Voltando às férias. Nem imagina como foi difícil encontrar o lugar que eu queria! Sabe aquele site que você me indicou com uma lista de pousadas em Friburgo (HTTP://www.hoteis-pousadas.com.br/friburgo)? Pois é, olhei tudo e não encontrei nada. Parece que os donos combinam de fazer tudo igualzinho: pensão completa com 54 tipos de comida, café da manhã com hora marcada, charrete, vaquinhas, cavalos e lago com patinhos. E eu quero lá saber dessas coisas? Para que eu quero 54 tipos de comidas em cada refeição se só tenho um estômago? E para que vaquinhas e patinhos? Depois da creche não quero nem ouvir falar em bichos! Bom mesmo é poder acordar à hora que eu quiser, tomar a minha média com pão e manteiga e sair para caminhar sem rumo. Sem rumo, sem televisão, sem telefone, sem essa maldita internet. (Sabe a última do Joca? Passa horas jogando Poker no computado (http://www.pokerstars.com/br/)! E a Maristela, não fica um dia sem olhar as receitas da Ana Maria Braga (http://receitas.maisvoce.globo.com/). Eu não quero nada disso. E já decidi: quando voltar vendo o maldito computador e vou reativar o meu jardim. Plantar rosas e papoulas, é tudo o que eu preciso agora!

Cheguei ontem a noite aqui no sítio. Estradinha difícil, viu? O carro de bois demorou umas cinco horas para fazer o trajeto. Isso depois das quase três na estrada de asfalto. Pelo menos o ônibus é confortável e o motorista foi muito atencioso comigo, outro teria logo perdido a paciência com as tantas perguntas que eu lhe fiz. Imagina que ele nunca havia ouvido falar da pousada? Mas me deu umas boas dicas de restaurantes pelas redondezas (http://www.restaurantesnet.com.br/restaurante/6993/1/nova-friburgo-rj.html), ele é daqui mesmo e nas horas livres trabalha como guia turístico. Assim também me recomendou alguns passeios (http://www.friburgoturismo.com.br), parece inclusive que tem uma queijaria-escola magnífica por aqui (http://www.queijosfrialp.com.br/). Você sabe, eu adoro queijos.
Enfim, querido Bela, acho que encontrei meu lugar de descanso. Ainda não vi os outros hóspedes, me apressei em lhe escrever essa breve carta porque o correio mensal passa por aqui hoje cedo, se eu perdesse essa oportunidade só daqui a quatro ou cinco semanas. Os donos me explicaram que não tem dia certo, eles levam as cartas para a cidade quando lhes dá na telha, assim fica tudo ainda mais rústico. A única coisa que lamento é aqui não ter apiário, adoraria me lambuzar de mel fresquinho, recém tirado da colméia!

No mais, fico por aqui. Não adianta tentar me responder, porque sua carta não chegaria a tempo. Mande minhas lembranças a todos e a todas. Na volta conto as novidades pessoalmente.

Um grande abraço do seu,

Vavá

5 comentários:

  1. Prezado Vavá,
    sua crônica é um belo passeio! Mas não fica bem um senhor tão distinto falar: Precisava me jogar as flores na cara. O melhor seria ptecisava jogar as flores na minha cara, ou algo assim. Tem também um probleminha com a crase em a noite não se usa crase.
    Mas, Moniquinha, parabéns por conseguir escrever como Mônica e com tio Vavá. A impressão que se tem é que são realmente duas entidades...Bjs Miranda

    ResponderExcluir
  2. Comentários gramaticais (gerais - não se referem à crônica acima):
    - "à noite" tem crase (as regras relativas à crase não foram atingidas pela reforma ortográfica) – justificativa (segundo Bechara): "representa a pura preposição a que rege um substantivo feminino singular, formando uma locução adverbial que, por motivo de clareza, vem assinalada com acento diferencial";
    - não existe a palavra "(des)pretencioso" - o correto é "(des)pretensioso";
    - não se usa vírgula em "Mas, perdi o trem" (exemplo);
    - também é preciso cuidado no uso de "tem" (exemplo: "tem pessoas que" - não está de acordo com a norma culta, só é aceito em linguagem coloquial e diálogos).

    Para dirimir dúvidas de ortografia, uma dica é o site da ABL: http://www.academia.org.br.
    Clicar em "nossa língua", depois "busca vocabulário".

    Pequenos erros como esses não tiram o mérito de um texto, mas o uso correto da gramática dá mais credibilidade ao autor.

    ResponderExcluir
  3. Retificando: a rigor, o acento grave em "à noite" não é indicativo de crase, pois não há fusão de vogais iguais.
    Entretanto, "recomenda-se o emprego do acento grave nas locuções constituídas da preposição a e de substantivo feminino", de que não trata o Acordo (segundo Bechara em "A nova ortografia").
    Infelizmente, não pude ir à reunião de hoje (dia "enrolado").
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Trata-se de uma "web crônica". Achei original e bem humorada. Mesmo que eu não saiba quem é Bela, muito menos Tio Vavá.

    ResponderExcluir
  5. Tio Vavá é uma personagem que eu criei aqui no blog, esse é o quarto texto sobre ele. Bela é o seu melhor amigo, Belarmino. Várias coisas no texto são referência às crônicas anteriores, como a creche e o baile da terceira idade, cada um foi tema de uma crônica diferente.
    E as referências aos sites são uma brincadeira com o Luigi. Ele escreveu uma crônica pós visita anterior da Madona ao Brasil brincando com as citações dos preços das comidas e bebidas que haviam oferecido a ela, coisa tão comum nos jornais e revistas. Numa outra crônica, publicada aqui no blog, ele escreveu sobre a visita recente da Madona, aí citando os valores dos recursos que ela arrecadou por aqui para investir acolá! Eu não resisti.....
    Monica

    ResponderExcluir